Geek Comunidade Santos - PalafitaCon tem sua segunda edição dia 22 de outubro no Dique da Vila Gilda

 


Santos se mantém, há anos, entre as cidades mais nerds do Brasil, segundo ranking divulgado em maio pela Amazon Brasil anualmente. A gigante do comércio eletrônico considera os dados de vendedores de marketplace nas categorias Eletrônico, Casa & Cozinha e Papelaria. A lista elenca municípios com mais de 100 mil habitantes e avalia a base per capita, a saída dos produtos e os downloads de livros digitais.  Durante todo o ano os santistas têm à disposição eventos e projetos geeks. É um segmento que fomenta a cultura, o turismo, a educação, é lúdico, envolve crianças, jovens e adultos, homens e mulheres. Encanta, envolve, e cresce cada vez mais.



Frequentar o universo geek, no entanto, demanda deslocamento e dinheiro. Alguns eventos são gratuitos, outros não. Mesmo nos gratuitos é preciso reservar verba para conseguir comprar quadrinhos, bonequinhos. Nem todos conseguem participar. O Dique da Vila Gilda, por exemplo, é a região de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Baixada Santista. Mais de 26 mil pessoas vivem sobre palafitas, à margem do Rio Bugre.

Com o objetivo de proporcionar a experiência do mundo geek a quem não tem chance de frequentar os demais eventos, aconteceu em 17 de agosto de 2019 a PalafitaCon. Idealizada pelo produtor cultural André Azenha, do CineZen Cultural (também é responsável pelo Santos Film Fest), a convenção chega à segunda edição em 22 de outubro, um sábado, das 10h às 18h, ocupando as dependências da Escola de Arte e Cultura Plínio Marcos, no Instituto Arte no Dique. E agora passa a ser chamada Geek Comunidade Santos: PalafitaCon. “Pretendemos, a médio ou longo prazo passar a realizar esse evento geek em outros bairros em situação de vulnerabilidade social”, ressalta Azenha.

“Em 2018 tivemos um vislumbre da importância em trazermos o mundo geek ao Arte no Dique no lançamento da Gibiteca no 3º Santos Film Fest, quando vivemos uma manhã inteira de atividades com cosplayers, distribuição de gibis, exibição de filme, etc. Centenas de pessoas participaram. Conversamos com membros do universo geek santista e todos se empolgaram com a oportunidade de democratizar ainda mais o acesso a este segmento”, destaca a diretora de produção do evento, Paula Azenha.




ATIVIDADES

 

Várias atividades estão confirmadas. A equipe do Dym Art Studio fará sketches (artes de personagens feitas na hora) gratuitamente aos interessados. As pessoas poderão pedir o desenho do seu personagem preferido. O projeto Contos Lúdicos será responsável pelas mesas de RGP e jogos de tabuleiros, indicados a todas as idades. Acontecerão palestras com Claudio Roberto Basílio, um dos organizadores da Santos Comic Expo, e Sarah Campos, do blog A Sah te Indica, espaço de games com apoio da Moove Games, atrações musicais que apresentarão set lists de trilhas de filmes, séries e desenhos animados e infantis, personagens dos universos Marvel, DC, Star Wars, Disney, entre outros.

A 2ª Geek Comunidade Santos: PalafitaCon é realizada através do ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com apoios da Moove Games, Festa Encantada, Cine Roxy, Spiders da Baixada, fã-clube oficial Star Wars Baixada Santista. O evento é produzido pelo Instituto Cinezen Cultural. A equipe conta na direção com André Azenha e Paula Azenha.

 

Serviço:

2ª Geek Comunidade Santos: Palafitacon

Sábado, 22h de outubro, das 10h às 18h

Local: Arte no Dique: Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube, Santos.
Gratuito
. Outras informações: palafitacon@gmail.com ou pela página www.facebook.com/palafitacon.

 

Fotos da primeira edição: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.475878644597629&type=3

 

A primeira edição contou com nomes como Ferréz, escritor, autor de Capão Pecado e outros livros de sucesso, Alexandre de Maio, jornalista, quadrinista e um dos diretores do Catraca Livre, área de games, RPG, distribuição de desenhos, estandes, exposição, k-pop, música, cosplayers.

 

 

Comentários